Bem-vindo à Página Oficial das Ordens Honoríficas Portuguesas

Nota à navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)

ORDENS DO MÉRITO EMPRESARIAL Clique aqui para diminuir o tamanho do texto| Clique aqui para aumentar o tamanho do texto

A Ordem do Mérito Empresarial destina-se a distinguir quem haja prestado, como empresário ou trabalhador, serviços relevantes no fomento ou na valorização de um sector económico.
 
A Ordem tem três Classes: Agrícola, Comercial e Industrial. A cada uma destas correspondem fins específicos, relacionados com os sectores económicos associados, e também insígnias próprias de cada Classe.
 
A Ordem tem a sua origem na Ordem Civil do Mérito Agrícola e Industrial, criada pelo Rei D. Carlos I durante a sua visita à cidade de Beja, em 4 Junho de 1893. Como o nome indica, a Ordem esteve desde o início dividida em Classes, embora apenas duas nessa altura, Agrícola e Industrial.
 
Tal como as demais Ordens, foi extinta com a implantação da República, sendo reformulada em 1926. Em 1991, a Ordem foi criada mais uma classe, a do Mérito Comercial, de modo a autonomizar o reconhecimento de serviços prestados no âmbito do comércio e dos serviços.
 
Na legislação de 2011, a Ordem recebeu o novo nome de Ordem do Mérito Empresarial, mantendo-se as três classes existentes, mas alargando-se os fins de concessão da Classe do Mérito Comercial ao importante sector turístico. Por outro lado, fica expressamente consagrada a possibilidade de conceder a Ordem pelo mérito dos trabalhadores no respectivo sector de actividade.

© 2011 Presidência da República Portuguesa